quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cuba e Estados Unidos se reaproximam, e o Brasil com isso?

17/12/2014, um dia histórico para o mundo em especial para Cuba e Estados Unidos, pois começa a ser reatada as relações diplomáticas entre os dois países, e não poderia haver data mais oportuna para isso, pois neste mesmo dia, o principal mediador entre os dois países faz aniversário, o Papa Francisco.

Mas na prática o que muda entre os dois países de agora em diante? E o Brasil, como fica nessa história?

Inicialmente a mudança mais visível será a abertura de embaixadas a de Cuba em Washington e a dos Estados Unidos em Havana, com as novas embaixadas devem se intensificar duas negociações a da abertura das fronteiras comerciais dos dois países dando fim ao embargo econômico que se iniciou em 7 de Fevereiro de 1962 que foi decretado pelo presidente John F. Kennedy, e também a libertação de cinco cubanos que fingiram ser dissidentes cubanos mais na verdade eram informantes do governo Castro.

Já para o nossa país será fundamental o fim do embarco norte americano a Cuba, pois existem hoje mais de 300 empresas brasileiras em diversas áreas da economia cubana, além de que o Brasil tem se tornado um grande parceiro do governo de havana nos últimos 12 anos realizando parcerias estratégicas para o Brasil, é principal delas é o financiamento da construção do porto de Mariel.

Com o provável fim do bloqueio econômico a Cuba, e as grandes parcerias entre os governos brasileiros e cubanos, os dois países serão muito beneficiados pois Cuba agora deve entrar em um novo ciclo de desenvolvimento amparado pelos autos índices de saúde e educação.

Sem dúvidas um vitória a Cuba e uma grande oportunidade ao Brasil!

Viva Cuba! Viva América Latina!

Por João Pedro Sansão.

#trelassoltas
Um blog diferente pra quem pensa diferente!
Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/trelassoltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre de censura, fique a vontade!